O Nosso Sonho!

Lilypie First Birthday tickers

segunda-feira, janeiro 02, 2012

17 Semanitas de Vida em Mim!

Até agora, você está bem consciente da gestação, ainda que seu bebé não tenha começado a "dar nas vistas"! Poderá sentir algumas dores aleatórias em lugares estranhos, de acordo com o crescimento do útero. Tudo isso faz parte da jornada de ser mãe; então, preocupe-se e preste atenção aos chutos sentidos, é a maneira que o seu bebê tem para marcar sua presença. Aproveite!
Tente não se "passar" com medidas e números afins: às 17 semanas, o seu bebé prepara-se para ficar mais forte e o seu corpo prepara-se para se tornar maior e albergar o bebé confortavelmente! Isto significa GANHO de PESO.
Agora não é o momento de dieta. Não deve tentar limitar calorias enquanto estiver grávida, mas também não deve comer demais. Não se preocupe em ganhar mais peso; perderá esse peso depois de o bebé nascer. Lembre-se: uma mulher grávida tem que consumir cerca de 300 calorias extras por dia, o que, na verdade, não é muito; pode ser apenas um pequeno lanche, composto de bolachinhas salgadas com queijo. Então, não coma por dois, mas para dois!
A gravidez torna-se, assim, mais real a cada dia que passa!

O seu bebé é do tamanho de uma cebola (!!!)

O seu bebé às 17 semanas:
As suas cartilagens estão a transformar-se em osso.
E começa a ganhar peso e gordura (tecido adiposo), importante para o controle da temperatura e metabolismo do corpo, assim ele não passará frio quando nascer. O peso do seu bebé aumentará cerca de seis vezes ao longo das próximas quatro semanas. Vale a pena saber que você não é a única que está a "crescer"!
Além da lanugem, o corpo do seu bebé também está coberto por uma substância gordurosa chamada vermix, que tem por finalidade proteger a pele. A placenta, que tem por finalidade fornecer nutrientes e oxigênio para o seu bebé, e que também é responsável pela eliminação de resíduos, continua a desenvolver-se. Neste exato momento ela contém milhares de vasos sanguíneos que tem por objetivo transportar nutrientes do seu corpo para o corpo do bebé.
A medida de seu bebé esta semana, da cabeça ao rabiosque, deve variar entre 11 e 13 cm. O peso do feto dobrou nas duas últimas semanas e ele está agora com 110 gramas aproximadamente.

Sintomas de gravidez às 17 semanas:
Descarga vaginal, suores, muco e outros fluídos corporais estão em força, devido ao aumento da sua pressão sanguínea.
Sonhos esquisitos, que podem ser o resultado das hormonas (coitadas!), mas também de nervos por antecipação!
Mamas maiores e com sensação de comichão: elas estão a crescer e a pele está a tornar-se mais fina!
Rápido ganho de peso: pode ter aumentado até 5 kg (mamma mia)
O seu útero deve estar, nesta fase, cinco centímetros abaixo do umbigo e torna-se cada vez mais arredondado. Quando o seu marido a abraçar,poderá notar a diferença.
Sentir os movimentos do bebé é um sinal visível à mãe de que tudo corre bem, especialmente se você já teve uma gravidez mal-sucedida. Mas, se não sentiu o bebê chutar, ou não tem certeza, não se preocupe. Geralmente é entre as semanas 16 e 20 que a maioria consegue sentir e ter certeza de que foi o bebé que se mexera. Neste período, pode surgir epistaxe, ou seja, sangramentos pelo nariz e pela gengiva devido à elevação da pressão arterial.

O que deve fazer:
Procurar um local para fazer aulas de preparação para o parto.
Pensar no quarto do seu bebé.Se ele vai ter o seu próprio quarto é hora de começar a pensar em como gostaria de o decorar. Não gaste uma fortuna nem caia em extravagâncias: o bebé precisa de uma ambiente acolhedor, sem excesso de cores ou cores berrantes, e de um quarto simples e tranquilo, que não traga confusão visual nem excesso de pó!
Todos os móveis devem ser práticos e revestidos com materiais laváveis e resistentes, com pinturas não tóxicas e livres de PVC, independentemente do estilo escolhido.
As poltronas podem ser de abrir transformando-se numa cama auxiliar, muito útil no caso de quartos para bebés. É importante acostumá-los em seu próprio quarto. Se for dormir com ele, nos primeiros meses, ficará mais fácil sair do quarto da criança já ambientada.

É bom fazer:
Descobrir o sexo do seu bebé;
Comprar a mobília do quarto;
Observar os primeiros pontapés do seu bebé...se não os sentiu ainda, não faltará muito!

Faz bem comer:
Alimentos ricos em ferro, como peixes, frutos do mar e aves; ameixas e outras frutas secas; feijões; hortaliças folhosas (ex: couve, espinafre,bróculos), pois auxiliam na formação de sangue e evitam a anemia durante a gravidez.A Vitamina C auxilia na retenção do ferro; portanto, produtos ricos nessa vitamina, como:kiwi, laranja, morango, melão, melancia, mamão, abacaxi, entre outros,brócolos, pimentão verde, tomate, espargo, couve-flor, entre outros.

Futuro pai:
Você ainda não é capaz de perceber os movimentos do bebé a que sua esposa se refere. Ela pode ficar ansiosa para que os sinta e talvez peça que coloque a mão sobre o ventre para curtir esses movimentos junto dela. É só você colocar a mão, e o bebé para de mexer; não é? Não se preocupe; o bebé nada tem contra o pai. Na verdade, ele gosta de brincar desde cedo... Seja persistente e, em poucos dias, você estará participando desse milagre, inclusive sentindo-o pontapear as suas costas ou a sua barriga durante a noite; logicamente, depende da posição em que você está em relação à mãe.

1 comentário: