O Nosso Sonho!

Lilypie First Birthday tickers

segunda-feira, janeiro 23, 2012

20 Semanitas de Vida em Mim!

Boa! Já está na metade do caminho! E, no caso de não acreditar que 20 semanas é um marco importante para celebrar, considere que é mais longo do que um semestre na universidade. Parabéns! Essa é também a semana em que poderá ver o seu bebé na ecografia revelando, exatamente, se é ele ou ela. Por que não comemorar com uma garrafa de ... sumo de laranja?

O seu bebé é do tamanho de uma meloa (!!!)
A medida de seu bebé esta semana, da cabeça ao rabiosque, deve aproximar-se dos 17 cm.

O seu bebé às 20 semanas
O seu bebé já tem as papilas gustativas a trabalhar.
Agora,engole mais líquido amniótico por dia - que é significativamente mais do que antes!
Estamos na metade do caminho da gestação e o bebé dorme e acorda como um recém-nascido. Os cabelos do couro cabeludo começam a formar-se. A presença dos pêlos temporários, denominados de "lanugo", aparecem na cabeça. O lanugo cai na segunda semana após o nascimento, permitindo o crescimento dos finos pêlos do couro cabeludo. As sobrancelhas começam a formar-se. O vérnix (que consiste de pele morta, células do lanugo e óleo das glândulas sebáceas) está agora completamente formado e visível, cobrindo a pele.

Sintomas de Gravidez às 20 semanas
Corrimento vaginal e pode esperar que isso continue aumentando até o parto.
Cãibras nas pernas. Certifique-se de que faz alongamentos e bebe bastante água.
Azia e/ou indigestão!
Alta energia - e libido também(grrr)
Leve inchaço. Não se preocupe. Isso deve diminuir após o parto. Nesse meio tempo, colocar as suas pernas ao alto!
Falta de ar. Como o útero se expande, ele empurra os seus pulmões.
Tão temidas pela maioria das grávidas, as estrias cutâneas representam um problema estético muito frequente. Calcula-se que apareçam em 75% das gestações. São mais comuns na primeira gravidez; e, se não surgirem aí, é raro que o façam depois, salvo que exista um grande aumento de peso, por exemplo, como consequência de uma gravidez múltipla. Podem começar no sexto mês, e aparecem, principalmente, na barriga e nos seios.
O seu útero deve estar agora na mesma altura do seu umbigo. Após esta semana, deverá crescer um centímetro por semana. Os médicos medem o tamanho do útero para ajudar a traçar o crescimento do bebé. Cada profissional tem a sua maneira de o fazer, mas o objetivo é o mesmo. Ao saber das suas medidas, não tente fazer comparações com outras gestantes; pois cada médico mede de forma diferente: uns usam o umbigo como ponto de referência; e outros, o osso púbico. Além do mais, cada mulher e cada bebé crescem em proporções diferentes e ao seu próprio ritmo!

É bom fazer:
Tentar procurar um bom pediatra!
Saber onde, na sua localidade, se fazem aulas de preparação para o parto!

O que deve fazer:
Fazer a ecografia de "meio-caminho andado"! Ou seja, a ecografia morfológica! (é HOJE)
Marcar a próxima consulta...

Faz bem comer:
Bananas são ricas em potássio, portanto, evitam câimbras e o cansaço nas pernas. Mas, não coma muito, pois prendem o intestino em caso de excesso.

Futuro pai
Pode começar a procurar os diversos tipos de cursos para a gestação e o parto e deve participar, junto à mãe, de todas as aulas. É hora de conhecer várias maternidades e o esquema de funcionamento de cada uma. Alguns pais são relutantes a isso, enquanto outros ficam entusiasmadíssimos. Precisa participar ativamente e tirar todas as dúvidas. O mais importante é que você vai compartilhar a experiência com outros afins e perceber que não é o único a sentir medo de ser pai.

Sem comentários:

Enviar um comentário