O Nosso Sonho!

Lilypie First Birthday tickers

sexta-feira, janeiro 06, 2012

18 Semanitas de Vida em Mim!

Agora que você está no segundo trimestre e sente-se fabulosa, aproveite para ver seus amigos e planear jantares românticos com seu marido. Não desperdice este tempo e mantenha-se ativa! Nadar e fazer em longas caminhadas são ótimas atividades para si e para o seu filho!

O seu bebé é do tamanho de uma batata doce (!!!)
A medida de seu bebé, da cabeça ao rabiosque, deve variar entre 12,5 a 14 centímetros. O peso dele é de 160 gramas aproximadamente.

O seu bebé às 18 semanas
As orelhas do seu bebé estão posicionadas no local correto agora e estão completamente formadas. Seu bebé já consegue ouví-la.
Dá acreditar que ele está a bocejar, a soluçar, a sugar e a deglutir?
E ela está torcendo, rolando, dando socos e pontapés e é grande o suficiente para que você possa ser capaz de senti-lo a fazê-lo
Esta semana é também o início de ossificação. Esse é o termo médico para o endurecimento dos ossos em miniaturas do seu bebé.
Os nervos do seu bebé estão a fazer conexões cada vez mais complexas. O seu senso de cheiro, gosto, visão e audição estão todos em pelno desenvolvimento. Uma substância chamada mielina, que torna as transmissões nervosas mais rápidas, está agora a revestir os nervos do seu bebé.
Neste momento, ele está coberto com uma cera gordurosa conhecida como vernix. Essa cera gordurosa protege-o contra rachaduras e hematomas que podem ocorrer devido à exposição ao líquido amniótico. Além disso, devido a cera ser bastante gordurosa e escorregadia, ela facilita a saída do bebê na hora do parto.

Sintomas de Gravidez às 18 semanas
Mais ou menos depois de 18 semanas, pode começar a sentir uma agitação em sua barriga, são os primeiros movimentos do bebé, e ele está a fazer ondas... Nas próximas semanas, esses sentimentos tornar-se-ão mais evidentes. E, em breve, serão ainda mais evidentes: poderá sentir e quase ver os minúsculos pés, cotovelos e joelhos em movimento em toda a sua barriga.
Dores, devido aos gases, são um modo de vida agora; portanto, é comum confundir a movimentação do feto com um pouco de indigestão.
Se não começar a sentir a agitação do seu bebé ainda, não se preocupe; esse acontecimento ocorre em períodos diferentes para pessoas variadas. Se notar uma clara falta de movimentação fetal, após ter sentido o bebê pela primeira vez, provavelmente não deve ser nada demais; contudo, não custa entrar em contato com seu médico.
Caso sinta fome durante esses dias, renda-se (com moderação). É especialmente importante ingerir carboidratos para suprir as necessidades energéticas de ambos, suas e do seu bebé. Converse com o seu médico sobre a possibilidade de fazer atividades físicas, pois elas melhoram a circulação sanguínea, fazem relaxar e descansar. Algumas atividades (como hidroginástica, massagem linfática e relaxamentos) são muito indicadas.
Outro aspecto... O útero pode ser sentido logo abaixo do seu umbigo, 2cm aproximadamente. Ideal seria se você tivesse ganho até agora por volta de 4,5 a 5,8 quilos, mas claro que isso depende do tipo físico de cada pessoa. Se acha que está a engordar muito, converse com o médico e peça ideias para a sua alimentação, talvez seja preciso consultar um nutricionista também.
Sentir tonturas e sensação e ter fraqueza são sensações normais durante a gravidez. Esses sintomas não prejudicam, desde que passageiros. Se eles ocorrem com muita frequência e de forma mais severa, procure o médico. "Hipotensão postural" é a pressão baixa causada por uma mudança brusca de posição; ocorre com frequência na gestação. Trata-se da adaptação do seu sistema cardiovascular às alterações do volume sanguíneo.

É bom fazer:
Celebrar: já está no 2º semestre!!
Começar a planear o saco da maternidade!
Exercitar-se...tome partido da energia renovada que sente!

O que deve fazer:
Marcar os exames do 2º semestre.

Faz bem comer:
Procure ingerir leite, queijo frescal, iogurte, alimentos comerciais fortificados com cálcio, salmão e sardinha enlatados, sorvete de leite, amêndoas, espinafre, almeirão, couve, folhas de mostarda e tofu processado com sais de cálcio. Esses alimentos são fontes de cálcio.
As grávidas necessitam de cálcio extra, principalmente no terceiro trimestre, quando os ossos do bebê estão endurecendo, e os dentes formam-se. Seu corpo também está estocando cálcio para a produção de leite após o parto. Se sua alimentação é pobre nesse mineral, você pode ter câimbras nas pernas, cáries dentárias e perda de dentes, ou osteoporose mais tarde. Isso porque, se você não ingere cálcio, o bebê retira-o de suas reservas, principalmente dos seus ossos. Durante a gravidez, a ingestão adequada de cálcio também pode prevenir a pressão alta.

Futuro pai
Você está parecendo um tipo de "Faz Tudo?" É comum o pai sentir-se um protetor das mães. Com certa frequência, elas precisam de um ombro amigo para chorar e livrarem-se de todas aquelas emoções estranhas da gestação. Você sentir-se-á mais útil, ouvindo as queixas da futura mãe; às vezes, ficará frustrado por não conseguir resolver todos os problemas dela. Relaxe! Nove em cada dez, vezes a mãe só precisa de um apoio; ela não espera que você vá resolver tudo.
Por mais difícil que pareça, apenas escute. Dê a ela sua atenção exclusiva nesses momentos: eis o melhor presente que você lhe pode dar.

2 comentários:

  1. Parabéns por mais uma semana.
    Vi os posts de ideias para o quartinho de bebé, fico babando o pc. É tudo tão fofo, escolha difícil o quarto. Beijão enorme

    ResponderEliminar
  2. Realmente as coisas são bonitas...pena que os preços não o sejam :)
    Mas, de uma forma ou de outra, há-de ficar um quartinho lindo e repousante para o nosso menino!!
    Bigada pelas palavras!

    ResponderEliminar