O Nosso Sonho!

Lilypie First Birthday tickers

sexta-feira, janeiro 27, 2012

21 Semanitas de Vida em Mim!

Mais de metade do caminho está percorrido! Já só faltam 19 semanas (teoricamente, claro!)
Oferecer um quarto lindo ao recém-nascido, que será a alegria da casa, é o sonho dos pais, mas a decoração do quarto merece atenção especial. Além de beleza, é preciso ficar atento à segurança. A euforia da chegada do bebé leva os pais a cometerem exageros: muitas cores, bichos de pelúcia, roupas, brinquedos e móbiles enfeitam e dão um ar gracioso ao local; porém, podem comprometer a saúde e a segurança do bebé.
O seu bebé é do tamanho de uma banana (!!!)
O feto agora pesa cerca de 360 gramas, e mede aproximadamente 27 centímetros no total -- a partir desta semana a medição passa a ser feita do alto da cabeça até o calcanhar.

O seu bebé às 21 semanas
Como o seu sistema digestivo se está a preparar para o mundo exterior, o seu bebé está a fabricar mecônio - substância escura que você encontrará em sua primeira fralda suja (ew)!
Agora o bebé já tem uma versão semelhante a que vai nascer, porém menor. Todas as suas características faciais estão formadas, o cabelo está a crescer e ele está a agir como um bebé, ou seja, ocasionalmente chupará o polegar, entre outras travessuras;
Os seus batimentos cardíacos estão a ficar mais fortes e podem ser ouvidos através do bom e antiquado estetoscópio.
Até a 21ª semana, a medula óssea fetal começa a criar células de sangue (leucócitos, também conhecidos por glóbulos brancos) feito anteriormente pelo fígado e baço. Isto pode não parecer excitante, mas é uma boa notícia;
O líquido amniótico, que tem sido o colchão do seu bebé, agora tem, também, outro propósito: ele pode usá-lo para a "prática" de deglutir. Sim, isso parece nojento (tal como muitos outros aspetos da gravidez), mas é um passo importante para o seu é, desta forma ele será capaz de deglutir assim que estiver no mundo real. O seu bebé já andava a engolir líquido amniótico mas agora, finalmente, os intestinos estão desenvolvidos o suficiente para que ele absorva pequenas quantidades de açúcar, contidas no líquido amniótico. Os especialistas acreditam que engolindo o líquido, se dá o amadurecimento do sistema digestivo e condiciona-o a funcionar corretamente após o nascimento. E ser capaz de digerir o açúcar é efetivamente importante em todas as fases da vida. Ele também absorve água e cria restos que serão mandados para o intestino grosso;

Sintomas de Gravidez às 21 semanas
Alguns azia e / ou indigestão.
Evitar alimentos gordurosos e condimentados.
As contrações de Braxton Hicks. O seu útero pode ocasionalmente sentir apertado...descanse!
Peitos gotejantes (colostro)
Pele seca.
Estrias. A sua pele é puxada sistematicamente à medida que o bebé cresce. Não se preocupe, elas devem desaparecer de forma significativa após o nascimento...mas convém usar e abusar dos cremes gordos!

É bom fazer:
Marcar o exame da glicose (a realizar entre as 24 e as 28 semanas)!

O que deve fazer:
Iniciar um registo para o bebé (já está a andar!)
Começar a pensar, seriamente, no nome do bebé!
Pensar em fazer um "chá de bebé"! (soa-me muito a tradição brasileira...será??!!)

Faz bem comer:
Você deve ingerir vitamina com laranja e banana, pois tem vitamina C, potássio e cálcio, essenciais para a mamãe

Futuro pai
Com o segundo trimestre mais fácil, é um bom momento para o casal refletir junto. O primeiro trimestre já é uma memória, e o "pesado" terceiro trimestre está por começar. Portanto, trata-se de um bom momento para fazer uma viagem; de férias, por exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário