O Nosso Sonho!

Lilypie First Birthday tickers

quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Malas da Maternidade - onde compraram?

Sei que ainda é cedo, mas quero ver as coisas com muita calma, comparar preços e qualidade e comprar sem pressões. Assim, este fim de semana quero ver se compro algumas coisas na Feira do Bebé do Continente e se "investigo" malinhas para levar para o Hospital!
Os sacos de viagem que tenho são muito grandes e procuro algo menor e mais bonitinho!
Também já vi o que é necessário levar para o Hospital de S. João (Porto) e aqui segue a listinha:
Para o Bebé:
Bloco de Partos:
Num saco de pano ou envolvido numa fralda para que se possa aquecer,deve constar:
1 - Conjunto de algodão, composto por camisola sem mangas, camisola com manga e calça com pé
1 - Fato (babygrow)
1 - Par de carapins ou meias
1 - Xaile ou manta
1 - Saco para roupa suja
Internamento:
4 - Conjuntos de algodão, composto por camisola sem mangas, camisola com manga e calça com pé
4 - Fatos (babygrow)
2 - Par de carapins ou meias
1 - Xaile ou manta
4 - Fraldas de algodão
1 - Saco com objectos de higiene do bebé (escova de cabelo, tesoura para as unhas, creme hidratante, etc.)


Para a Mãe:


Bloco de Partos:
1 - Camisa de dormir (que facilite a amamentação)
1 - Roupão
1 - Par de Chinelos
Internamento:
3 - Camisas/Pijamas de dormir adaptados à amamentação
1 - Soutien adaptado à amamentação
x - Discos/Conchas protectores de mamilos
6 - Cuecas de algodão ou descartáveis
1 - Toalha de banho
1 - Toalha de rosto
Saco com objectos de higiene pessoal (pasta e escova de dentes, pente, etc.)


Nota:
O Hospital fornece as fraldas e os pensos higiénicos necessários durante o internamento.
É conveniente que os tecidos da roupa do bebé sejam macios e naturais (algodão, linho, la, etc).
Lave a roupa do bebé e retire as etiquetas.
Evite elásticos, molas e alfinetes. Não coloque cordoes ou fitas para fechar os casacos junto ao pescoço.

4 comentários:

  1. O Gaspar nasceu em Outubro mas fazia um calor horrível. Vestia-o com bodie de manga comprida, calças com pés e babygrow veludo por cima. O saco com a 1ª roupinha dele era um de pano que vinha com o pijama que encomendei da La Redoute mas nunca me disseram que seria para aquecer a roupinha... Não usaram a mantinha que tinha levado e apenas os lençóis do hospital, embrulharam-no muito bem embrulhadinho mas depois já no internamento coloquei a mantinha. Não levei tesoura para as unhas, só ganhei coragem para as cortar uma semana depois, mas existem bebés que nascem com elas muito grandes, mas são moles, (mas se isso acontecer elas lá cortam-nas) só ao fim de uns dias é que as unhas começam a enrigecer... O resto da lista está muito sensata, nem mais nem menos... Já no meu caso não davam fraldas de bebé...
    Levei um saco para nós dois (o da Chicco que vem com o trio) e consegui enfiar tudo lá sem rebentar eheheh e o saco de pano com a 1ª roupa dele. Coloquei etiquetas em todas para o papá não se perder. Nos sacos descrevi o que lá estava dentro. As roupinhas separei-as por mudas e coloquei-as dentro de sacos daqueles com fecho de plástico tipo zipper e etiquetei dia 1, dia 2. No saco da 1ª roupa coloquei logo uma fralda mas acho que não vais precisar... Sacos para roupa suja vão fazer jeito mas o marido é que vai ter a árdua tarefa de arranjar e levar para casa para que o dia da saída não seja para carregar tudo isso.
    E já agora não é nada cedo para começares a fazer a mala, vais ver que até ao dia D vais andar a abrir e fechar a mala mil e muitas vezes porque compras algo que gostas, substituis outra coisa, arrependes-te de outra, enfim ! O meu marido já se ria de mim por eu abrir e fechar a mala todos os dias... Quando estamos perto deles nascerem a fixação então é enorme ! É tão bom preparar o ninho... Ai que testamentooo ;o)

    ResponderEliminar
  2. Que testamento bom de ler, Susana! Obrigada pelas tuas palavras!
    Esta lista retirei da página do Hospital, mas entretanto também vou falar com a minha médica, que pertence ao HSJ e ela informar-me-á melhor!
    Também já pensei em separar as roupinhas por dias, mas nem sei se cumprem sempre esses preceitos! Sei que da 1ª roupinha, que vai para a sala de partos...quanto ao resto, se não for por uma ordem é por outras...é tudo tão fofinho que não interessa o que vista!!!
    Eu comprei uns chambrinhos para os primeiros dias e a avó materna já fez uns casaquinhos a condizer :)
    Beijinhos e tudo de bom para vocês!

    ResponderEliminar
  3. O bom de separar por dias é para nos ajudar, escusado de andarmos à procura das peças, assim os conjuntinhos já estão feitos.

    ResponderEliminar
  4. Eu separei tudo por dias... Acredita que se como eu vais levar uma mala para os dois é bem mais fácil assim... É chegar e tirar o saco correspondente ao dia!!!

    Eu comprei uma mala de viagem na sport zone muito pratica e por 19,90€ da depply. Não é enorme e não é pequena.. era a medida certa :)

    Acho estranho para o bloco de partos teres de levar camisa de dormir, porque por norma estas com a bata maravilha do hospital... Aconselho-te a levares camisa de dormir de manga curta porque as maternidades estão super quentes...

    Os bebes nascem com muito frio e por norma pedem um gorro.. Não sei se terás que levar ou se colocam o da maternidade como é na Maternidade Alfredo da Costa.

    Dou-te mais uma dica... Compra as conchas paa o peito e leva para a maternidade, pois os bicos do peito ficam gretados num estante e as conchas ajudam a não ficarem muito maus... Compra um creme para o peito Purelan da Medela e leva contigo e põe desde a primeira vez que ele mame que é um creme para os bicos nao gretarem e não precisas de limpara quando ele for mamar!!!

    Desculpa o testamento

    ResponderEliminar