O Nosso Sonho!

Lilypie First Birthday tickers

sexta-feira, abril 23, 2010

Hoje fazes 7 semanitas!!


Mudanças estão a ocorrer gradualmente. Algum ganho de peso é comum já nessa época e, para muitas mulheres, a cinturinha já se foi. Se por acaso não ganhou peso algum e, pelo contrário, perdeu, isso também não é incomum não. Se tem enjôos, automaticamente estará a comer menos. Nas próximas semanas, no entanto, tudo deve normalizar.
Os sintomas iniciais da gravidez podem se acalmar um pouco, porém há tendência à piora das náuseas, pois há aumento constante do beta-hCG (produzido pela futura placenta que também está em crescimento). Essa hormona é uma dos principais responsáveis pelo mal estar da grávida.
Nesta fase, a região em torno dos mamilos começa a escurecer como sinal da produção de leite. Sua gengiva vai estar mais sensível, mas isso é normal, apenas não descuide a escovação (prefira escovas com cerdas macias) e das visitas ao seu dentista. O ideal é que faça a escovação depois do desjejum para evitar náuseas. Devido ao aumento hormonal, podem surgir manchas ou sardas nas unhas, que desaparecerão, ou não, mais tarde.
Dicas para as náuseas matinais:pode descobrir que matinal pode significar todo o dia e não só de manhã. Uma coisa a lembrar sempre é nunca deixar seu estômago completamente vazio ou muito cheio. O gengibre pode ajudar (o verdadeiro) na forma de chá, em pedaços ou em cápsulas. Limão também pode aliviar - limonada ou suco de limão fresco. Algumas pessoas submetem-se à acupuntura com bons resultados.
Seu bebê
Esta semana o cérebro do seu bebé está crescendo a uma incrível velocidade 100 células por minuto dentro de um crânio quase transparente.
O rosto do seu bebé está a definir-se nesta semana. Um minúsculo orifício da boca (que estará pronta para chorar antes que você se dê conta!!), A língua, narinas e orelha entalhes são visíveis. Os seus olhos estão muito abertos, mas ele não tem íris (a parte colorida) ainda.
Os gomos dos braços estão crescendo. Os gomos das pernas do bebê também estão formando e irão aparecer como minúsculas raquetes até ao final da semana.
O cordão umbilical, a conexão entre o bebê ea placenta, agora é visível.
Seu bebê tem agora de 6 à 8,5 milimetros de comprimento, mais ou menos do tamanho de um Tic Tac e cerca de tão pesado como um cílio. Enquanto que soa minúsculo, ele ou ela é de cerca de 10000 vezes maior do que a concepção. Incrível, não? Deus é, realmente, incrível!!!

É bom saber...
Existem exames específicos que servem para descobrir se há algum risco de o bebê nascer com problema genético ou congênito. São exames escolhidos dependendo da idade e saúde materna e do histórico familiar do casal. Converse com seu médico e verifique se são necessários para você.
É importante lembrar que o uso de tinturas, alisantes ou qualquer produto químico no cabelo é prejudicial ao bebê, pois substâncias entram na corrente sanguínea da mamãe e podem chegar até o feto. Peça orientação ao médico de quais produtos e a partir de quando usar.
Ingestão de bebidas alcoólicas são desaconselháveis. Fumar cigarros ou estar perto de quem fuma também.

segunda-feira, abril 19, 2010

Triste, ansiosa e apreensiva

Então como correu esse fim-de-semana?
Espero que melhor que o meu...no sábado de manhã recomeçaram as perdas (acastanhadas claras) e cá continuam até hoje!! Depois de uma semanita tão boa, sem perdas nenhumas, isto...outra vez...
Tou triste e sem grandes optimismos, mas dizem que há milagres...vamos ver! Vou ligar daqui a nada para o GO para antecipar a minha consulta para sábado...sempre são menos uns dias de agonia e sofrimento. Se nada houver a fazer, trata-se de acabar com este sofrimento. Se, apesar destas perdas, estiver tudo bem cá por dentro, escuso de estar com maus pensamentos!!
Não pensem que é frieza falar nestes termos, mas é um afastamento emocional necessário para não chorar tanto como já fiz nestes últimos dois dias...

P.S. correntinha positiva para mim...ok??!!

sexta-feira, abril 16, 2010

Hoje fazes 6 semanitas!!


Apesar de não se saber já o sexo do bebé ele, está a determinar-se neste momento. Há palpites, desejos e preferências, mas durante várias semanas nada se saberá!!
Seu corpo
Nesta semana pode estar com uma sensação de cansaço ou náuseas e os seus seios podem doer. Isto é devido à miríade de hormonas que atravessam o nosso corpo.
Esgotamento e muito cansaço é muitas vezes um dos primeiros sinais de gravidez,mas o seu organismo provavelmente irá recuperar alguma força no começo do segundo trimestre. No entanto, certifique-se que descansa o suficiente.
A tendência é já ter ganho algum peso.
Está grávida há um mês, nesse período, algumas mudanças já podem ser notadas, mas não muitas. Se esta é sua primeira gravidez, a sua barriga ainda não deve ter mudado muito mas, você poderá (talvez) notar que algumas de suas roupas estão mais apertadas na cintura.
Alguns incovenientes como prisão de ventre e/ou queimação estomacal podem ser um incômodo no momento.
Esse é o começo do período embriônico. Um período extremamente importante no desenvolvimento de seu bebé! Ele é, principalmente nesse período, muito sensível à fatores que podem interferir em seu desenvolvimento. Grande parte das malformações originam-se nesse período crítico.
Esta semana inicia um período de rápido desenvolvimento celular para o seu bebé, que (no momento) se parece com um mini girino, com uma pequena cabeça e cauda. Os seus olhos, ouvidos e boca começaram já a tomar forma.
O seu bebé mede entre 2 e 4mm aproximadamente.
Seu coração do bebé já bate com uma batida regular, embora ele ainda esteja muito fraco para ouvir.
Os seus braços estão apenas a começar a despontar, parecem uns gomos, é como se estivessem a brotar! Órgãos como os rins e o fígado, começam a ser formados. O tubo neural, o qual liga o cérebro e espinha se fechará essa semana.
Os intestinos também estão em desenvolvimento.

Faz bem comer...
Dar preferência para frutas, como a maçã, fonte importante para suprir o organismo com fibras, que evitam a prisão de ventre, pode ser uma opção bastante adequada.
O ideal é consumir mais alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e proteínas, evitando carboidratos. Produtos enlatados, doces e massas podem causar gases e queimação no estômago, sendo assim, evite-os também. E o mais importante: beba muita água, pois além de hidratar o organismo, ela provoca urina excessiva que acaba por liberar toxinas do seu corpo. Bastante leite também é aconselhável.
Cuide da hidratação da sua pele desde já para evitar estrias, mas nunca use cremes com ácido retinóico.

sexta-feira, abril 09, 2010

Hoje tens 5 semanitas!!


No início desta fase, o embrião tem a forma de um "disco" e no final da mesma ele tem a forma de uma "sola de sapato" (a região da cabeça é mais larga e maior que a região da cauda). Os vasos sanguíneos secundários aparecem na superfície externa do envoltório embrionário (saco coriônico), que está literalmente imerso no revestimento uterino, dando seqüência à formação da futura placenta.

A idade do feto é de 3 semanas e o seu coração microscópico do seu bebé começa a bater nesta semana, muito embora ele não será detectável na eco durante algumas semanas, de forma que você tem que esperar um pouco mais de tempo para ouvir aquele som satisfatório (tutu-tutu) que você está tão ansiosa para escutar.

Com o batimento do coração, o sangue vai começar a circular por todo o corpo. O primeiro órgão do seu bebé estará instalado e funcionando!
O início do cérebro; os sistemas cardiovasculares, nervoso e reprodutor, assim como todos os outros grandes sistemas estão em curso.
A bolsa amniótica e a placenta (também conhecidos como hotel e o restaurante) ainda se estão a formar.
Nesse período, o esqueleto do bebé está a começar a ser formado.
Todo esse desenvolvimento ocorre a alta velocidade mas seu bebé tem apenas 2 milímetros de cumprimento, aproximadamente o mesmo tamanho de uma sementinha!!

Faz bem comer...
Pelo menos três frutas por dia, além de legumes e verduras no almoço e jantar. Esses alimentos são ricos em fibras, que previnem a prisão de ventre, muito comum na gestação.
Fraccione as refeições em seis a oito vezes ao dia, com pequenas quantidades, e mastigue devagar. Consuma alimentos com baixo teor de gordura e evite ingerir líquidos durante as refeições, para facilitar a digestão e evitar azia.

A carne é muito importante nesse período, por ser rica em ferro e proteínas. O ferro pode ser melhor absorvido se consumido com frutas ricas em vitamina C, como kiwi, laranja, limão, acerola, tangerina e abacaxi.

Procure evitar chocolates, refrigerantes, café, chá mate ou chá preto, pois todos possuem cafeína. É sempre bom lembrar que algumas mamãs podem ter aversão a todo tipo de fragrância, como a de cosméticos, de maquilhagens, ou odores de alguns tipos de tintas e até mesmo, alguns alimentos específicos.

Pode chegar ao extremo como ter náuseas do cheiro do próprio marido. Procure não rejeitar seu companheiro e peça-lhe paciência neste momento. Talvez você também sinta fortes dores de cabeça, salivação excessiva e enjôos.

quinta-feira, abril 08, 2010

Estou Grávida!!!

Fiz o teste dia 6 e a risquinha apareceu logo ao fim nem de 1 minuto!
Fiquei feliz, embora já desconfiasse porque estava com atraso há 4 dias!
À tarde fui marcar consulta e saber qual a medicação a tomar, já que sabia que teria de a tomar devido àminha perda no ano passado! Acabei por fazer consulta sem eco porque ainda era mito cedo (4 semanas e 5 dias)!
Mas a alegria e o descanso duraram pouco...à noite fui ao wc e estava a ter perdas acastanhadas...um pânico, pensei logo que me tinha acontecido exactamente o mesmo na outra gravidez! Chorei, mal dormi e um aperto no peito sem fim...
No dia seguinte liguei para o GO para saber o que fazer. Resposta evidente: continuar com o ácido fólico, magnésio e utragestan, muito descanso na camita, nada de esforços nem de relações sexuais e evitar andar a pé! Nada mais há a fazer a não ser esperar!
Por isso cá estou: na camita, a escrever no nosso cantinho, a ler e a dormir...para ver se, desta vez, a pipoquita fica...
Ás vezes estou optimista e penso que não será nada demais; noutras alturas penso que vai ser como da outra vez e o fim não vai ser o desejado...

Pipoquita, vê lá se te aguentas direitinha aí dentro para podermos dar continuidade à nossa história...à tua história!

sexta-feira, abril 02, 2010

4ª Semana


É? Poderia ser? Sim, é sim. Na parte final desta semana, que também marca o fim de seu primeiro mês de gravidez, você vai perder o seu período. Para você. tudo começa aqui...
Está com atraso menstrual que a faz pensar em gravidez. Nesta fase você ainda não sente nada, mas por desconfiar, deve começar a tomar algumas providências, caso ainda não tomou, como suspender medicações, parar de beber, de fumar e começar uma dieta balanceada, para que seu bebê tenha um crescimento saudável.
Seu corpo
É quando tudo começa.

O período mais dramático e vulnerável do desenvolvimento do bebé começa esta semana e continuará durante as próximas seis semanas. É nesta altura que todos os órgãos do bebé se começarão a desenvolver e a funcionar. Durante este “período embriónico” – é esta a designação – o bebé está particularmente susceptível a tudo o que possa interferir no seu desenvolvimento.

Neste preciso momento, o futuro bebé é um embrião composto por duas camadas, o epiblasto e o hipoblasto, a partir das quais se desenvolverão os órgãos e todas as partes do corpo. Por esta altura, a placenta, ainda primitiva, é também composta por duas camadas. As suas células estão abrir caminho para o interior do revestimento do útero, criando espaços para a passagem de sangue, de modo a que a placenta já desenvolvida possa fornecer ao bebé em crescimento todos os nutrientes e oxigénio quando entrar em funcionamento no final desta semana.

Agora também já existe o saco amniótico que irá abrigar o bebé, o líquido amniótico que o amparará ao longo do seu crescimento e o saco vitelino que produz os glóbulos vermelhos do bebé e ajuda a fornecer nutrientes até a placenta estar pronta para assumir esta tarefa.

Faz bem comer...
Sopa de lentilhas, que pode reduzir o risco de defeitos do tubo neural e de doenças congênitas. Então, delicie-se e aproveite!

O ideal é ter uma alimentação balanceada e saudável, rica em Proteínas, Cálcio, Ferro, Ácido Fólico e líquidos (no mínimo 8 copos por dia).

É bom saber...
A confirmação da gravidez pode ser diagnosticada através de exames de urina ou de sangue. Todos têm grandes probabilidades de acerto, mas o exame de sangue é o mais precoce e confiável (a partir de 15 dias da concepção). Tanto na urina como no sangue é identificado o hormônio gonadotrofina coriônica que só a placenta produz.

Futuro papai
Você precisa entender alguns sintomas da futura mãe: Ela está te ignorando? ou ela está mais agarrada a você que trepadeira? Isso é normal, não se preocupe. Esse é um período de muita emoção para ela. É importante entender que o humor dela pode mudar sem aviso prévio. Favor entender pois não é culpa dela, ela pode não conseguir controlar muito bem esses sentimentos.

3ª Semana


Parabéns! Você pode estar grávida três semanas! Bem-vindo ao bizarro mundo da "gravidez matemática", em que 40 semanas de certa forma se encaixam em apenas nove meses, e de sua gravidez começa quase duas semanas antes que você tenha feito a façanha!
O que está neste momento a acontecer no interior do seu útero? Muita coisa. O seu bebé em desenvolvimento é apenas uma bolinha de várias centenas de células que se multiplicam loucamente. Quando esta bola de células (a que chamamos blastócito) assentar arraiais no seu útero, a parte que será mais tarde a placenta começa a produzir a hormona da gravidez, a hCG (gonadotropina coriónica humana).

Esta hormona comunica aos ovários que devem deixar de libertar óvulos e acciona o aumento da produção de estrogénio e progesterona, impedindo o útero de largar a camada de revestimento — e o seu pequeno passageiro — e estimula o crescimento da placenta. A hCG é também a hormona que dita o resultado positivo no teste de gravidez; no final desta semana, já poderá fazer um destes testes e obter um resultado positivo! (Se o resultado do teste for negativo e se o período se atrasar dois ou três dias, tente novamente nessa altura.)

Entretanto, começa a acumular-se líquido amniótico em redor do pequeno aglomerado de células, na cavidade que formará o saco amniótico. Este líquido irá amparar o bebé nas semanas e meses que se seguem. Neste momento, o seu pequeno blastócito está a receber oxigénio e nutrientes (e a eliminar resíduos) através de um sistema de circulação primitivo composto por túneis microscópicos que unem o bebé em desenvolvimento e os vasos sanguíneos da parede uterina. No final da próxima semana, a placenta já se terá desenvolvido o suficiente para assumir esta tarefa.

Faz bem comer...
Espinafre e outras saladas verdes. Espinafre é rico em ácido fólico.

É bom saber...
Ficar longe dos cigarros e de pessoas fumantes é a melhor opção da futura mamãe. Os cigarros além dos prejuízos para a mamãe podem causar aborto, partos prematuros e baixo peso ao nascer, mesmo que o bebê não seja prematuro.

Futuro papai
Aproveite esse início e continue investindo na concepção pois sua vida vai mudar um pouco. Jogue bastante bola, leia todos os jornais e revistas que conseguir, pois seu sossego vai acabar!!!

2ª Semana


No início desta semana (frequentemente à volta do 14º dia de um ciclo de 28 dias), ocorrerá a sua ovulação. Isto significa que um dos seus óvulos irá libertar-se do folículo e será lançado para uma trompa de Falópio. Durante as 12 a 24 horas seguintes, esse óvulo será fertilizado se um de cerca de 250 milhões de espermatozóides que o seu companheiro ejacular conseguir percorrer todo o caminho desde a vagina até à trompa de Falópio e, então, penetrar o óvulo. Apenas cerca de 400 espermatozóides sobrevivem à árdua viagem de dez horas até ao óvulo e apenas um conseguirá romper a membrana exterior. (O feliz vencedor demora cerca de 20 minutos a encontrar a entrada.)

Nas dez a 30 horas seguintes, o núcleo do espermatozóide irá fundir-se com o óvulo, combinando deste modo o seu material genético. Se o espermatozóide for portador de um cromossoma Y, o bebé será um rapaz; se for um cromossoma X, será uma rapariga.

Durante a viagem de três a quatro dias da trompa de Falópio até ao útero, o óvulo fertilizado (que agora se chama zigoto) divide-se em 16 células idênticas. Uma vez dentro do útero, o zigoto passa a chamar-se mórula. Um ou dois dias mais tarde, começará a fundir-se no luxuriante revestimento do útero, prosseguindo este espantoso processo de crescimento e transformação.

Por esta altura, o seu bebé em desenvolvimento é apenas um pequeno aglomerado de células, a que nos referimos oficialmente como blastócito: possui uma massa celular interior que se irá transformar no embrião, uma cavidade cheia de líquido que será mais tarde o saco amniótico e uma massa celular exterior que será posteriormente a placenta, o órgão em forma de panqueca que fornece o oxigénio e os nutrientes essenciais à vida do bebé, para além de eliminar os resíduos.


Faz bem comer...
Peixes e outros alimentos ricos em ômega 3, também encontrado nas nas nozes, no agrião, no espinafre, na linhaça.

É bom saber...
Se você acha que pode estar grávida, é hora de começar a jogar seguro. Evite bebidas alcoólicas, fumo e produtos limpeza tóxicos.

1ª Semana



A menstruação desta semana pode ser a última vez que a "veja" por um largo período de tempo! Aproveite! OK, talvez não aproveite, mas, pelo menos, aprecie o facto de que se não fosse por esse ovo-soltando e esse ciclo de derramamento de sangue que você mês após mês, você não seria capaz de criar o bebé você espera conceber! Sim, por uma vez, pode considerar esse tal ciclo um amigo seu. Quer saber o que mais está-se esta semana com seu corpo e que o bebê que está a tentar fazer?

Seu corpo
Pelas duas primeiras semanas de sua gravidez, você não vai estar realmente grávida. Sim, ouviu bem. Quando o seu médico ou parteira calculam a data de nascimento ela irá contar 40 semanas a partir do primeiro dia do seu último período, e não a partir do dia o bebé foi realmente feito (normalmente em torno do dia 14 do ciclo).
Enquanto você estiver no seu período menstrual, o endométrio (forro do útero) engrossa e prepara-se para acolher um óvulo fecundado e o óvulo (aquele óvulo!) está a preparar-se para ser lançado nas tubas uterinas (trompas de Falópio), esperando se encontrar com um esperma bom nadador e sortudo. Se você estiver planeando uma gravidez, agora é um bom momento para colocar um fim a todos aqueles maus hábitos como o tabagismo, consumo de drogas e álcool.
Existem acções que são feitas antes mesmo da gravidez começar que ajudam na prevenção de doenças. Uma delas é a ingestão de ácido fólico três meses antes da concepção e no primeiro trimestre da gravidez. Essa atitude traz maiores benefícios para o fechamento do tubo neural do bebé e previne contra a chamada anemia macrocítica. O ácido fólico é encontrado em alimentos como brócolos, espinafre, gema de ovo, fígado, feijão, peixes, mas em quantidades insuficientes para suprir as necessidades da mulher que deseja engravidar. Se o tubo neural não se fechar completamente provocará defeitos na coluna vertebral e problemas no desenvolvimento neurológico do bebê.
A eco de 2º trimestre é importante no diagnóstico de patologias associadas ao fechamento do tubo neural. Às vezes só com alimentação a ingestão de ácido fólico não é suficiente. Seu médico saberá indicar a dose certa. Ela funciona melhor se a tomar antes de conceber e nos primeiros dias de gravidez.

O bebé
Embora,tecnicamente, esta seja considerada a primeira semana da sua gravidez, o bebé ainda é apenas um vislumbre em seus olhos (e um ovo em seu ovário). O primeiro dia do seu período é considerado o Dia 1 de 280 dias de sua gravidez, embora concepção não ocorra em 14 dias ou mais (nós sabemos, é bem confuso).

Faz bem comer...
Frutas e verduras ricos em ácido Fólico e vitamina B.

É bom saber...
Aumente suas chances de ficar grávida, controle seu ciclo menstrual

Futuro papai
Descanse pois você terá um trabalho importante pela frente. Estamos imaginando que vocês já venceram todas as crises de ter ou não ter filhos. Aquelas de profissão, dinheiro, inveja dos amigos que já são pais, pressão social e familiar. Já encontraram todas as respostas para as diversas síndromes de indecisão? Então vamos agir.

O princípio de Tudo...

Quando pensamos em nos tornarmos pais, devoramos todas as informações disponíveis para que nada falhe nesta caminhada! Pesquisamos todos os sites, todos os livros, todas as revistas...Com todos eles aprendemos coisas novas e relembramos coisas que já sabiamos!
Mas há uma coisa que não se aprende nos livros: o amor que, mesmo antes de estarmos grávidos, já sentimos pelo(s) nosso(s) filho(s)!
Eu ainda não sei o que nos está reservado no futuro, mas a esperança é a última a morrer e nós já ansiamos por ti...
Para conhecermos melhor o percurso que possas estar a fazer aqui vai um pouco do que fomos descobrindo antes de tu chegares...