O Nosso Sonho!

Lilypie First Birthday tickers

sexta-feira, abril 02, 2010

4ª Semana


É? Poderia ser? Sim, é sim. Na parte final desta semana, que também marca o fim de seu primeiro mês de gravidez, você vai perder o seu período. Para você. tudo começa aqui...
Está com atraso menstrual que a faz pensar em gravidez. Nesta fase você ainda não sente nada, mas por desconfiar, deve começar a tomar algumas providências, caso ainda não tomou, como suspender medicações, parar de beber, de fumar e começar uma dieta balanceada, para que seu bebê tenha um crescimento saudável.
Seu corpo
É quando tudo começa.

O período mais dramático e vulnerável do desenvolvimento do bebé começa esta semana e continuará durante as próximas seis semanas. É nesta altura que todos os órgãos do bebé se começarão a desenvolver e a funcionar. Durante este “período embriónico” – é esta a designação – o bebé está particularmente susceptível a tudo o que possa interferir no seu desenvolvimento.

Neste preciso momento, o futuro bebé é um embrião composto por duas camadas, o epiblasto e o hipoblasto, a partir das quais se desenvolverão os órgãos e todas as partes do corpo. Por esta altura, a placenta, ainda primitiva, é também composta por duas camadas. As suas células estão abrir caminho para o interior do revestimento do útero, criando espaços para a passagem de sangue, de modo a que a placenta já desenvolvida possa fornecer ao bebé em crescimento todos os nutrientes e oxigénio quando entrar em funcionamento no final desta semana.

Agora também já existe o saco amniótico que irá abrigar o bebé, o líquido amniótico que o amparará ao longo do seu crescimento e o saco vitelino que produz os glóbulos vermelhos do bebé e ajuda a fornecer nutrientes até a placenta estar pronta para assumir esta tarefa.

Faz bem comer...
Sopa de lentilhas, que pode reduzir o risco de defeitos do tubo neural e de doenças congênitas. Então, delicie-se e aproveite!

O ideal é ter uma alimentação balanceada e saudável, rica em Proteínas, Cálcio, Ferro, Ácido Fólico e líquidos (no mínimo 8 copos por dia).

É bom saber...
A confirmação da gravidez pode ser diagnosticada através de exames de urina ou de sangue. Todos têm grandes probabilidades de acerto, mas o exame de sangue é o mais precoce e confiável (a partir de 15 dias da concepção). Tanto na urina como no sangue é identificado o hormônio gonadotrofina coriônica que só a placenta produz.

Futuro papai
Você precisa entender alguns sintomas da futura mãe: Ela está te ignorando? ou ela está mais agarrada a você que trepadeira? Isso é normal, não se preocupe. Esse é um período de muita emoção para ela. É importante entender que o humor dela pode mudar sem aviso prévio. Favor entender pois não é culpa dela, ela pode não conseguir controlar muito bem esses sentimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário