O Nosso Sonho!

Lilypie First Birthday tickers

sexta-feira, abril 02, 2010

1ª Semana



A menstruação desta semana pode ser a última vez que a "veja" por um largo período de tempo! Aproveite! OK, talvez não aproveite, mas, pelo menos, aprecie o facto de que se não fosse por esse ovo-soltando e esse ciclo de derramamento de sangue que você mês após mês, você não seria capaz de criar o bebé você espera conceber! Sim, por uma vez, pode considerar esse tal ciclo um amigo seu. Quer saber o que mais está-se esta semana com seu corpo e que o bebê que está a tentar fazer?

Seu corpo
Pelas duas primeiras semanas de sua gravidez, você não vai estar realmente grávida. Sim, ouviu bem. Quando o seu médico ou parteira calculam a data de nascimento ela irá contar 40 semanas a partir do primeiro dia do seu último período, e não a partir do dia o bebé foi realmente feito (normalmente em torno do dia 14 do ciclo).
Enquanto você estiver no seu período menstrual, o endométrio (forro do útero) engrossa e prepara-se para acolher um óvulo fecundado e o óvulo (aquele óvulo!) está a preparar-se para ser lançado nas tubas uterinas (trompas de Falópio), esperando se encontrar com um esperma bom nadador e sortudo. Se você estiver planeando uma gravidez, agora é um bom momento para colocar um fim a todos aqueles maus hábitos como o tabagismo, consumo de drogas e álcool.
Existem acções que são feitas antes mesmo da gravidez começar que ajudam na prevenção de doenças. Uma delas é a ingestão de ácido fólico três meses antes da concepção e no primeiro trimestre da gravidez. Essa atitude traz maiores benefícios para o fechamento do tubo neural do bebé e previne contra a chamada anemia macrocítica. O ácido fólico é encontrado em alimentos como brócolos, espinafre, gema de ovo, fígado, feijão, peixes, mas em quantidades insuficientes para suprir as necessidades da mulher que deseja engravidar. Se o tubo neural não se fechar completamente provocará defeitos na coluna vertebral e problemas no desenvolvimento neurológico do bebê.
A eco de 2º trimestre é importante no diagnóstico de patologias associadas ao fechamento do tubo neural. Às vezes só com alimentação a ingestão de ácido fólico não é suficiente. Seu médico saberá indicar a dose certa. Ela funciona melhor se a tomar antes de conceber e nos primeiros dias de gravidez.

O bebé
Embora,tecnicamente, esta seja considerada a primeira semana da sua gravidez, o bebé ainda é apenas um vislumbre em seus olhos (e um ovo em seu ovário). O primeiro dia do seu período é considerado o Dia 1 de 280 dias de sua gravidez, embora concepção não ocorra em 14 dias ou mais (nós sabemos, é bem confuso).

Faz bem comer...
Frutas e verduras ricos em ácido Fólico e vitamina B.

É bom saber...
Aumente suas chances de ficar grávida, controle seu ciclo menstrual

Futuro papai
Descanse pois você terá um trabalho importante pela frente. Estamos imaginando que vocês já venceram todas as crises de ter ou não ter filhos. Aquelas de profissão, dinheiro, inveja dos amigos que já são pais, pressão social e familiar. Já encontraram todas as respostas para as diversas síndromes de indecisão? Então vamos agir.

Sem comentários:

Enviar um comentário