O Nosso Sonho!

Lilypie First Birthday tickers

sexta-feira, maio 11, 2012

36 semanitas de vida em mim!!



Ainda (?!!) faltam 4 semanas... parece que o tempo voou!! O seu bebé, se nascesse agora, já seria capaz de respirar sozinho, já que os seus sistemas estão a funcionar como deve ser! E, como ele pode decidir vir ao mundo a qualquer altura a partir de agora, adiante algum trabalho ou serviço para que não fique "pendurado"! Pratique também os exercícios que aprendeu nas aulas de preparação para o parto, nomeadamente os exercícios de respiração e de relaxamento!
É também uma boa altura para sair com o seu marido, fazer um programa a dois, um jantar...
Veja se já está tudo preparado para a vinda do seu filho, nomeadamente se tem fraldas, toalhitas, pomada para o rabinho (assaduras), bodies, fatinhos, casacos e demais produtos de higiene.
Verifique se o quartinho está, efetivamente, preparado para receber o bebé, mesmo que ele chegue antes da hora prevista!
Com a descida do bebé, pode ter a certeza que a hora do nascimento estará para breve (próximas semanas). Lembre-se de reconhecer os sinais do parto que aprendeu nas aulas de preparação, para não ir nem cedo nem tarde demais!

O seu bebé é do tamanho de um melão doce  (!!!)






Até o final desta semana, o seu bebé irá pesar ,cerca de 3000 gramas e medir cerca de 48 centímetros de comprimento! Ele ganha cerca de 200 gr por semana

O seu bebé às 36 semanas
Está cada vez mais preparado para respirar por si próprio;
A sua pele está cada vez mais sedosa e macia e as suas gengivas mais rígidas;
O fígado e os rins já estão a funcionar em pleno;
Os sistemas circulatório e imunológico estão, também, praticamente completos!

Sintomas de Gravidez às 36 semanas
Torna-se mais fácil respirar;
O bebé pode já estar a descer para a sua pélvis dando aos seus pulmões algum espaço-extra;
Desconforto pélvico...pela razão referida acima;
Dificuldade em dormir - procure algumas formas de relaxamento;
Mais azia (blag) e tornozelos inchados!!

É bom fazer:
Rever o seu plano de parto, se o tiver;
Rever os exercícios de respiração para o pré-parto e para o parto propriamente dito.

O que deve fazer:
Marcar a sua consulta pré-natal (já está: próxima 2ª feira!!)

Faz bem comer:
Deve consumir cerca de 2400 a 2800 calorias por dia.
Como o intestino fica mais preguiçoso nesta fase da gravidez, devido à pressão exercida pelo útero e pela diminuição da atividade física, deve aumentar a ingestão de fibra (verduras cruas, legumes, vegetais, pão integral, fruta...muita fruta!
Também deve ingerir muitos líquidos, já que auxiliam na hidratação da pele e das unhas, bem como ajuda no funcionamento do intestino!

É bom saber
É útil fazer pequenas caminhadas para ajudar na descida e encaixe do seu bebé, de preferência em superfícies planas.nervoso: uma nova vida está a caminho e vai depender de si...e isso é assustador, principalmente para pais de 1ª viagem.
Mas mentalize-se: não vai asfixiar com as fraldas do bebé, nem com o vómito ou bolsar do seu filho!
Quanto mais mexer e pegar nele mais à vontade se vai sentir e mais laços vai criar com ele. A única coisa que não vai fazer é amamentar (de peito, claro!).


Futuro pai:
É natural que esteja a ficar nervoso agora que uma nova vida está para chegar e que vai depender de si, mas mentalize-se: vai querer fazer tudo por ele e com ele! A única coisa que não fará será amamentar  ao peito, claro está!
Lembre-se que todas as atividades que fizer com o seu filho vão ajudar a desenvolver  e a reforçar os laços com esse pequenino que vai ser o centro da sua vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário