O Nosso Sonho!

Lilypie First Birthday tickers

sexta-feira, abril 09, 2010

Hoje tens 5 semanitas!!


No início desta fase, o embrião tem a forma de um "disco" e no final da mesma ele tem a forma de uma "sola de sapato" (a região da cabeça é mais larga e maior que a região da cauda). Os vasos sanguíneos secundários aparecem na superfície externa do envoltório embrionário (saco coriônico), que está literalmente imerso no revestimento uterino, dando seqüência à formação da futura placenta.

A idade do feto é de 3 semanas e o seu coração microscópico do seu bebé começa a bater nesta semana, muito embora ele não será detectável na eco durante algumas semanas, de forma que você tem que esperar um pouco mais de tempo para ouvir aquele som satisfatório (tutu-tutu) que você está tão ansiosa para escutar.

Com o batimento do coração, o sangue vai começar a circular por todo o corpo. O primeiro órgão do seu bebé estará instalado e funcionando!
O início do cérebro; os sistemas cardiovasculares, nervoso e reprodutor, assim como todos os outros grandes sistemas estão em curso.
A bolsa amniótica e a placenta (também conhecidos como hotel e o restaurante) ainda se estão a formar.
Nesse período, o esqueleto do bebé está a começar a ser formado.
Todo esse desenvolvimento ocorre a alta velocidade mas seu bebé tem apenas 2 milímetros de cumprimento, aproximadamente o mesmo tamanho de uma sementinha!!

Faz bem comer...
Pelo menos três frutas por dia, além de legumes e verduras no almoço e jantar. Esses alimentos são ricos em fibras, que previnem a prisão de ventre, muito comum na gestação.
Fraccione as refeições em seis a oito vezes ao dia, com pequenas quantidades, e mastigue devagar. Consuma alimentos com baixo teor de gordura e evite ingerir líquidos durante as refeições, para facilitar a digestão e evitar azia.

A carne é muito importante nesse período, por ser rica em ferro e proteínas. O ferro pode ser melhor absorvido se consumido com frutas ricas em vitamina C, como kiwi, laranja, limão, acerola, tangerina e abacaxi.

Procure evitar chocolates, refrigerantes, café, chá mate ou chá preto, pois todos possuem cafeína. É sempre bom lembrar que algumas mamãs podem ter aversão a todo tipo de fragrância, como a de cosméticos, de maquilhagens, ou odores de alguns tipos de tintas e até mesmo, alguns alimentos específicos.

Pode chegar ao extremo como ter náuseas do cheiro do próprio marido. Procure não rejeitar seu companheiro e peça-lhe paciência neste momento. Talvez você também sinta fortes dores de cabeça, salivação excessiva e enjôos.

1 comentário:

  1. Oi Sandra Parabéns pela Estrelinha desejo 40 semanas de muito amor!!! estou seguindo o seu blog e sou do fórum de mãe p/ mãe. Fique a vontade pra seguir o meu cantinho também, vou adorar segue o link
    http://estrelinhavaibrilhar.blogspot.com/

    Bjs: Lilian( lequinha)

    ResponderEliminar